Na próxima sexta-feira, dia 27 de agosto, às 19 horas, ocorrerá o lançamento de três livros organizados por docentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA e publicados com o selo da Editora da URCA. O evento será transmitido pela página do PPGL no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCzWtY0cbzcqQdaCFZegP16Q) . As obras contam com a participação de discentes do Mestrado em Letras e de egressos dos cursos de graduação em Letras e História. São ensaios produzidos no âmbito dos componentes curriculares desenvolvidos no Mestrado, além de trabalhos de conclusão de curso de graduação reunidos em um dos volumes a serem lançados.

O Prof. Harlon Homem (UESPI/PPGL-URCA) organizou em LITERATURA INFANTO-JUVENIL, IDENTIDADES E CULTURA ESCOLAR uma coletânea de doze trabalhos de reflexão teórica e crítica que buscam apontar outros caminhos para a compreensão da literatura infanto-juvenil e o livro conta ainda com doze ferramentas didáticas com soluções para o ensino-aprendizagem desta literatura na educação básica, todos desenvolvidos durante as atividades do componente curricular que leva o mesmo nome do título da obra. Ana Carolina Oliveira Pimentel, Ângela Márcia dos Santos Façanha, Clara Maria Alves Leite, Ediane Freitas Ribeiro, Edson Benedito Sousa Silva, Evanice Fernandes Batista, Flávia Nicaele Sousa Silva, Jodie Elly Silva Gomes, Kévia Daniele da Silva, Luciano Lourenço da Silva, Maria de Fátima Moreira Sampaio, Maria Sabrina Ferreira Torres, Pétrus David Sousa Patrício, Sara Nickaelly Aparecida de Sousa e Thiago Silva Gomes são os autores e autoras que participam da obra.


O Prof. Edson Martins organizou duas publicações. A primeira delas, PELES DE PALAVRAS : ENSAIOS SOBRE TODOROV E KOPENAWA, reúne os ensaios de Acácio Lino do Carmo, Expedito Reinaldo, Fran Galdino, Joana Mendonça, Uíni Barros e Yara Hollanda. A obra propõe, paralelamente ao diálogo com os textos de Kopenawa, Ailton Krenak e Todorov, uma fértil e criativa articulação com os complexos de investigação das pesquisas conduzidas pela equipe. produz, assim, um efeito discursivo ricamente facetado, estruturando um diálogo com a discussão dos temas das identidades, da memória, da filosofia da palavra e da construção e enriquecimentos de tópicos discursivos do campo da narrativa verbovisual, das teorias decoloniais e das nuances dos debates acadêmicos sobre processos de subjetivação.



A segunda obra organizada por Edson Martins ESCRITAS DA FORMAÇÃO: ENSAIOS REUNIDOS, é uma coletânea de textos que, originalmente, foram produzidos como trabalhos de conclusão de curso. Os capítulos são assinados por Cícera Isabely dos Santos Fonseca, Cícero Ferreira de Castro Filho, Francisca Aline de Monte Gomes Silva, Hyago Átilla Sousa dos Santos e Isabele Soares Parente. A temática variada dos estudos encobre uma unidade discreta, garantida pela visão do método, que segue a ideia de que a forma literária deve ser estudada sem desprezar o contexto do processo social em que ela é produzida. Os textos foram ajustados para perderem algo do formato excessivamente conservador que marca algumas experiências acadêmicas de trabalhos de conclusão de curso. O conteúdo dos estudos, por sua vez, não sofreu alterações.




Fonte: urca.br