Ocupação artística é realizada na Comunidade do Gesso, no Crato. Os moradores estão  tendo contatos com trabalhos de de cerca 17 artistas, são lambe-lambes,  fotografias, xilogravuras, pinturas, performances e intervenção urbanística e paisagística. A ação realizada pelo Coletivo Camaradas  faz parte das atividades  da 7ª edição da Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances - Mostra IP, teve início nesta quarta-feira, 15, e prossegue até  sexta, 17. A Mostra acontece também em formato virtual com debates e exibições de vídeos, através de parcerias com coletivos artísticos de outros estados brasileiros, como é  o caso do Coletivo Psicodélico ( AP), Aparecidos Políticos (CE), La Plataformance ( SP), Cuca da UNE ( Nacional), Catapoesia ( MG), Gia (BA). 




A Mostra IP, idealizada pelo Coletivo Camaradas é  uma referência nacional de evento colaborativo de base comunitária no campo da intervenção urbana e da performance. 




Essa Mostra faz parte das ações do projeto Território Criativo do Gesso aprovado no edital de prêmio de Fomento Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc. 




Para os integrantes do Coletivo Camaradas esse é um investimento para democratizar a arte e provocar reflexões sobre a ocupação criativa e o direito  a cidade e de promoção do bem-viver. O Coletivo Camaradas é  Ponto de Cultura e nos últimos anos vem se destacando pelo trabalho de criação e movimentação do Território Criativo do Gesso que ocupam cinco bairros do Crato.