O presidente da Câmara Municipal do Crato o vereador Florisval Coriolano ( PRTB ), poderá reparar um erro histórico no município.
Trata-se do projeto de lei que foi dado entrada hoje na Câmara Municipal onde retira o nome da Praça Juarez Távora e volta a ser praça 3 de Maio. Muitos cratenses não sabem, mas a praça 3 de Maio foi o nome dado ao logradouro que fica em frente ao Santuário Eucarístico Diocesano ( Igreja de São Vicente ). Essa data é muito importante para a história da cidade pois no dia 3 de Maio de 1817, a cidade do Crato através de seus representantes que lutaram com bravura pela independência a exemplo de José Martiniano de Alencar, Bárbara de Alencar, Tristão Gonçalves e outros, proclamaram a independência do Crato, antes mesmo do Brasil.
Ao longo do tempo mudaram muito o nome da praça dando lugar a outras pessoas, não que não sejam importantes, mas que poderiam ser lembrados em outros equipamentos. De acordo com o professor e teatrólogo Cacá Araújo, 3 de maio deveria ser uma data magna municipal, em que se fizesse o resgate histórico através de ações artísticas, culturais e educacionais. Já o comerciante e defensor da praça Walter Pinheiro Leite, nunca isso deveria ter ocorrido, pois trata-se de um momento histórico e marcante para todo o nosso povo e que as futuras gerações deveriam saber e conhecer um pouco mais o porquê desse nome e dessa homenagem.
Por fim, de acordo com o autor do projeto o presidente do legislativo cratense Florisval Coriolano, o projeto será enviado para as comissões para que em seguida seja apreciado pelo plenário da Casa Legislativa Cratense e em seguida se caso aprovado, enviado para a sançao do Prefeito Municipal José Ailton Brasil ( PT ).
Acompanhe um editorial do saudoso Mestre ELÓI TELES sobre a importância da data 3 de maio e do nome está nessa praça. Ouça:


0 Comentários