Todos os municípios do Cariri possuem Spondias, plantios de seriguela, umbu, umbu-cajá e cajarana. Deles, o Crato concentra maior cultivo. Na safra 2021, por exemplo, 150 produtores cultivaram seriguelas, com produção de 32.600 caixas de 30 kg e movimentação superior a R$ 733 mil; e 24 produtores de cajá contabilizaram 1.100 caixas de 30 kg, com movimentação de R$ 33 mil.
De acordo com Adriano Pinheiro, agente na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), há uma grande dificuldade na comercialização e escoamento da produção das Spondias, tendo em vista os baixos preços ofertados.
O maior comércio destas culturas acontece com o mercado consumidor de Recife, Salvador, João Pessoa e Maranhão.
Recaatingamento
Recaatingar o Ceará é a proposta que o os técnicos da Ematerce estão fazendo à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e à Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Governo do Estado.
Através do Recaatingamento, projeto do Governo do Estado do Ceará, as regiões receberão 200 mil mudas, que serão distribuídas gratuitamente aos agricultores.

0 Comentários