A população não aguenta mais. É esse o sentimento que é perceptível através das indignações expostas nas redes sociais quanto a questão da falta de uma segurança efetiva e eficaz em diversos equipamentos públicos municipais da cidade do Crato.
Não é de hoje que acompanhamos a situação dramática em que vive a segurança pública municipal do Crato uma vez que, diversos equipamentos são alvos de furtos e arrombamentos quase que toda semana. Botijão, aparelhos eletrônicos, alimentos, equipamentos de uso clínico e afiação elétrica, tem sido os principais objetos escolhidos pelos meliantes . A nossa reportagem conversou com diversos moradores que relatam os prejuízos que isso tem causado até aos serviços prestados nas comunidades.
Por exemplo, se o criminoso agir em uma creche, geralmente os pais são obrigados a retornarem para suas casas porque no mínimo não haverá como cozinhar os alimentos para as refeições das crianças. Outro exemplo, são nos postos de saúde que ficam com as poucas salas existentes prejudicadas.
Para se ter ideia da velocidade das ações dos criminosos, no bairro Mutirão no dia 29/11/2022 roubaram a creche da comunidade e no dia seguinte, 30/11/2022 roubaram a Unidade Básica de Saúde. A população cobra uma resposta mais rápida e eficaz por parte do município. A moradora do local, Juliana Gomes da Silva, procurou a nossa reportagem e também usou suas redes sociais para expor sua preocupação com a situação que vem sem controle:
E não para por aí. Há duas semanas o posto de saúde do bairro Vila Lobo também foi visitado pelos meliantes. Há 30 dias, no bairro Seminário também ocorreu o arrombamento de uma creche, sem contar as praças centrais que são alvos frequentes de ações de vândalos. O cidadão Glicemar Mendonça afirma que é "impossível não se indiguinar com tamanho descaso do Poder Público pois no Crato existe dinheiro para tudo, menos para segurança do patrimônio", completou ele.
Pra finalizar, nem o estádio MIRANDÃO escapou da ação dos vândalos. Já foram 2 arrombamentos e roubos da afiação do estádio.
O que diz a gestão
Nossa equipe por 3 vezes conversou com o Secretário Adjunto de Segurança Pública do Município do Crato, Raimundo Nonato. De acordo com ele, reconhece que há essa dificuldade devido o pouco efetivo na guarda como também aguarda a licitação para a compra de equipamentos de vídeo monitoramento que irão contribuir para coibir esses tipos de ações no município do Crato.
Nonato ainda lembra que novos agentes de segurança foram convocados e já estão se preparando para logo estarem a disposição da sociedade cratense.
NOTA DO EDITOR:
É preciso de forma imediata resolver ou pelo menos amenizar tamanho problema existente no município do Crato.
Não é de hoje que estamos acompanhando esta situação e temos denunciado através das emissoras de rádio e das nossas redes sociais esse esquecimento com a pasta de Segurança Pública do Município. Se fala muito nessa licitação que irá adquirir equipamentos divide o segurança, mas já se passaram 5 meses após o nosso primeiro contato com a Secretaria de Segurança Pública. De lá para cá, registramos diversas ações de marginais em diversos equipamentos públicos da cidade levando prejuízo aos cofres públicos e a toda população que necessita dos equipamentos em questão.
É inadmissível diante dessa situação não se ter uma resposta rápida e eficaz a uma tragédia existente na segurança pública do nosso município.





0 Comentários