Por Carlos André de Sousa Matos
José Alcântara Matos, nascido em Fortaleza, em 1937. Desde cedo começou a trabalhar com seu pai, Diogo Pedro de Alcântara, no pequeno comécio. Já na adolescência foi tesoureiro no Salgado da Gama Esporte Clube, time de futebol de Messejana. Ingresssou na Secretaria da Fazenda Estadual em 1965. Ingressando na Sefaz foi lotado na cidade do Crato-Ce, onde, mais tarde, conheceu sua esposa: Valdenia Correia de Sousa Matos e com ela teria seus filhos: Ana Lorena de Sousa Matos, Carlos André de Sousa Matos, Giovanni José de Souza Matos e José Alcântara Matos Filho.
No Crato, exercendo sua atividade de fiscal, já pensava em colocar um comércio, pois este sempre esteve em suas veias. Junto com seu cunhado Valdemir Correia de Sousa e sua esposa Sônia Rolim, compraram a padaria do seu Acácio, no centro do Crato, que mais tarde se tranformaria na Panificadora e Confeitaria Lorena, com bastante sucesso na época, dando oportunidade e emprego a muita gente.
Sempre comerciante, inovou na época o conceito de panificação, dando uma reforma na padaria e introduzindo novos produtos , assim a panificadora se tornou a melhor da cidade. Com bastante sucesso e já pensando em novos horizores, Alcântara começou a vislumbrar o retorno para sua terra natal. Como tudo que é bom um dia chega ao fim, vendeu a padaria Lorena e mudou-se para sua terra natal. Já em terras alencarinas viu ali nova oportunidade de negócios e assim fundou em Messejana, sua terra natal, o shopping Diogo Alcântara, homenageando de vez a memória do seu pai e da família Alcântara. Homem simples, honesto, trabalhador e família ao longo da vida sua historia sempre foi essa. Em 2007 a câmara dos vereadores do Crato o homenageou como cidadão cratense. Hoje, ele está com certeza com outros projetos no reino do céu.
José Alcantara matos um cidadão cratense.






2 Comentários
Grande Homem! Ser ilumindado onde deixou um legado muito forte de caráter, humildade, sabedoria, honestidade e muito mais. Onde hoje seus filhos, seguindo os passos do pai iram saber, com toda certeza, dá continudade em tudo com muita união.
ResponderExcluirtio Ze Diogo... saudades...ligava pro meu pai Sergio Alencar quase toda semana e qnd eu atendia ele ja conhecia minha voz... um querido.
ResponderExcluir